DO MUNDO DE SOFIA “O amor da epístola de Paulo e a violência”


DO MUNDO DE SOFIA
“O amor da epístola de Paulo e a violência”
EXTENSÃO EM FILOSOFIA - 8 horas

 PERFIL DO CURSO: Entender a violência como conseqüência das formas de linguagem utilizadas no cotidiano, enquanto prolongamento reprodutor de sentidos, demonstrando a proposta do apóstolo Paulo no que tange ao entendimento do amor. Tratando dos eixos do amor grego enquanto Eros (ρως), Philia (φιλία) e Ágape (γάπη)

4. PÚBLICO-ALVO:
3.1 - Aberto ao público em geral graduados ou não, área de humanas, direito e afins, filósofos, Professores, e demais interessados na temática existencial, social, na relação do sujeito e o conhecimento de si, favorecendo a ampliação de suas relações pessoais e profissionais.
3.2 – Professores(as) em geral e especialmente das áreas de direito, humanas; professores(as) de filosofia e/ou Ensino Religioso na rede municipal, estadual e particular; pessoas que se interessam em conhecer os mecanismos do raciocínio filosófico.

5. OBJETIVO:
ü  Através do entendimento da epístola do capítulo 13 de Paulo em tempos de dúvidas em que sua carta contém além de orientações sobre as formas de se proceder segundo as leis de Deus, a importante elaboração do amor enquanto ágape descrita magnificamente pelo apóstolo.
ü  Relacionaremos como é possível utilizar os ensinamentos para apaziguar a violência que habita dentro de nós mesmos.
ü  Através do esclarecimento acerca do que seriam as técnicas de si, indicando caminhos para a pesquisa e o entendimento de si mesmo, entendendo que se trabalharmos nossas culpas, renasceremos em Cristo através da tranqüilidade do amor.

6. EMENTA:
ü  Proposta filosófica como desafio de desbravar sentidos condescendentes da contemporaneidade, além de ser um convite para as praticas de si.
ü  Abordagem simples que objetive trazer o esclarecimento do problema filosófico como parte de um tipo de raciocínio comum ao nosso cotidiano e que quando desenvolvido poderá trazer benefícios pessoais e profissionais.

7. BIBLIOGRAFIA:

FOUCAULT, Michel. A Hermeneutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

Epístola do capítulo XIII da carta de Paulo aos Corintos. 


8. PROFESSORA: Simone Suelene Pereira. Filósofa e terapeuta humanista. É também pesquisadora de assuntos relacionados ao comportamento humano e a qualidade de vida.

9. PROGRAMA DE ESTUDOS:
9.1. A hermenêutica do sujeito e as práticas de si;
9.2. A parhésia enquanto diálogo proporcionador de entendimento;
9.3. A paciência do amor e do perdão no capítulo 13 no apóstolo Paulo.
9.4. Técnicas de si na hermenêutica do sujeito.

Nenhum comentário: