“O Direito e Poder – uma
leitura social”
CURSO
DE EXTENSÃO EM FILOSOFIA - 27 horas
PERFIL
DO CURSO: Entender a violência como conseqüência da manipulação da linguagem
apropriada no esclarecimento da educação reprodutora de sentidos.
ü
Entendimento do respeito e opinião na doxa de
Hannah Arendt; Claude Lefort; Fabio Comparato
ü
Percepção da violência como técnica de
dominação. Poder x saber em Foucault; Vida Nua em Agambem
ü
Entendendo Aristóteles, Política e ética;
ü
Mecanicismo, industrialização, limites, técnicas
de si.
4. PÚBLICO-ALVO:
3.1 - Aberto
ao público em geral graduados ou não, área de humanas, direito e
afins, filósofos, Professores, e demais interessados na temática existencial, social,
na relação do sujeito e o conhecimento de si, favorecendo a ampliação de suas
relações pessoais e profissionais.
3.2 – Professores(as)
em geral e especialmente das áreas de direito, humanas; professores(as) de
filosofia e/ou Ensino Religioso na rede municipal, estadual e particular; pessoas
que se interessam em conhecer os mecanismos do raciocínio filosófico.
5. OBJETIVO:
ü
Através do entendimento acerca do direito
positivo e suas apropriações do direito natural entendemos que nossas
estruturas estão calcadas em fundamentos reproduzidos sistematicamente em única
direção, a conceitual, de como a coisa é construída. Buscaremos ampliar a
leitura filosófica, de modo simples, com uma linguagem acessível, de como compreender
a filosofia como prática reflexiva, conhecer os eixos principais das idéias nas
correntes filosóficas como Hannah Arendt entre outros, compreendendo seus
problemas desenvolvendo assim habilidades para melhor viver e conviver. Estas habilidades são capazes de nos
qualificar para ser protagonista da própria história e agente ativo de
transformações culturais e sociais.
6. EMENTA:
ü
Proposta filosófica como desafio de desbravar
sentidos condescendentes da contemporaneidade, como a definição do homem e da
humanidade, além de ser um convite para as pratica de si, objetivando uma
leitura social ampla e perspicaz. Numa abordagem simples que objetive trazer o
esclarecimento do problema filosófico como parte de um tipo de raciocínio comum
ao nosso cotidiano e que quando desenvolvido poderá trazer benefícios pessoais
e profissionais.
7. BIBLIOGRAFIA:
Chauí, Marilena. Convite à
Filosofia. SP: Atica, 2000.
GAARDER, Jostein.O Mundo de Sofia.São
Paulo : Editora Schwarcz Ltda. 1997.
Reale, Giovanni. e Antiseri, Dario. A História da filosofia. SP:
Editora Paulus. 1990.
Arendt, Hannah. A condição Humana.
RJ: Forense universitária, 10ª Ed, 2009 .
Aristóteles
- (Coleção Os Pensadores)
(vol.2) - inclui Ética a Nicomaco. 2009
AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer, Editora da UFMG, Belo
Horizonte, 2005.
ARENDT, Hannah. Origens
do Totalitarismo, Lisboa, Moraes Editores, 1971.
_______________. O que é
a política? RJ: Bertrand Brasil, 9ªed.,2004.
_______________. A
Condição Humana. RJ: editora forense universtária, 10ªed., 2009.
ARROYO, Rosemary. Tradução,
Desconstrução e psicanálise. Biblioteca Pierre Menard. RJ: Imago,
1993. COMPARATO, Fábio Konder. A
Afirmação histórica dos direitos humanos.
São Paulo, Saraiva, 1999.GROTIUS, Hugo. O direito de guerra e da paz. Volume I, tradução de Ciro Mioranza.
RJ: Editora Unijuí, 2005.
DERRIDA,
JAQUES. O Animal que logo sou. São Paulo: Unesp editora, 1999.
FERREIRA,
Lucia de Fatima Guerra; ZENAIDE, Mª T.; PEQUENO, Marconi. NASCIMENTO, Milton
Meira. A tradição cristã dos direitos humanos in Direitos Humanos na
educação superior. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010.
FOUCAULT, Michel. A
microfísica do poder. São Paulo: Graal, 1979.
8. PROFESSORA: Simone Suelene Pereira.
Filósofa e terapeuta humanista. É também pesquisadora de assuntos relacionados
ao comportamento humano e a qualidade de vida.
9. PROGRAMA DE ESTUDOS:
9.1. O direito antigo (natural), o direito
moderno subjetivo e direitos humanos;
9.2. O entendimento da ética e da formação
social na Política em Aristóteles; Cícero;
9.3. A guerra de Peloponeso e sua
influencia no ocidente.
9.4. Técnicas de si na hermenêutica do
sujeito.
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