quinta-feira, 6 de março de 2008

A importância da Orientação Profissional

A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NA FASE DA ADOLESCÊNCIA

Maria Cristina da Fonseca Redondo
Josefina Martins Carvalho
DERDIC-PUCSP

A identidade pessoal é um dos temas de maior importância na personalidade do adolescente por vincular-se à sua história pessoal, uma vez que é na adolescência que começamos a tecer nosso próprio relato de vida e que caracterizará nossa individualidade.

Na adolescência as interações sociais ampliam-se com a participação nos diferentes grupos aos quais o adolescente pertence: grupos da escola, da igreja, de esportes, de passeios no shopping, de clubes e associações, etc.

Essas novas referências possibilitam um confronto sadio com as adquiridas anteriormente na família, as quais serão utilizadas como auto-referência para dar significados pessoais aos acontecimentos, fugindo dos conflitos a serem enfrentados. Muitas vezes esses fatos são traduzidos por imaturidade emocional e enrijecimento geral da personalidade, manifestados por atitudes de padrões infantis, sem a elaboração adequada.

Nesta fase da vida, é comum encontrar queixas de que o adolescente sente-se perdido e desinteressado em relação ao seu futuro profissional. Apresenta-se com a auto-imagem deformada e confusa em relação aos seus interesses e habilidades; faz uso de soluções pouco reflexivas ou influenciadas pelos amigos e familiares.

O ideal é que o adolescente seja ativo em suas escolhas, que possa se basear na auto-análise, na compreensão pessoal, no reconhecimento de vantagens e exigências de uma ocupação. É preciso, ainda, que identifique os requisitos profissionais e analise suas características pessoais, para que possa, então, escolher de forma a ser feliz com o que faz.

O ensino fundamental e médio devem propiciar ao adolescente oportunidades onde diferentes situações conflitantes sejam discutidas, amadurecidas, superadas, ou pelo menos atenuadas. Com isso, facilitará a possibilidade desse jovem traçar um plano de carreira profissional individual mas compartilhado com seus colegas de classe, seja pela identificação de suas aspirações e limitações, seja pelas condições reais do mercado de trabalho.

Artigo extraído do texto : REDONDO, MCF; CARVALHO, JM. Capítulo V- Adolescência : Construindo a Identidade Pessoal , a ser publicado pelo MEC , 1999 ( no prelo).

2 comentários:

Liliane Henque disse...

Muito bom o texto, mostra bem o que os adolescentes passam na vida.
E suas escolhas nesta fase é muito dificil, tem que se pensar muito bem no que queremos para o futuro, e também sem perder nossa identidade!
Beijos

Profª Simone Suelene disse...

Que bom que gostou, Liliane.
bjs e obrigada