segunda-feira, 18 de março de 2013

Filósofo Profissional - Para que?


O intuito de renovar, reinventar o mesmo termo, talvez cause estranheza.
Ousar para reinventar a humanidade, já dizia padre Juvenal Arduini.
ouso, com responsabilidade, respeito, acompanhado da ética kantiana, enquanto agostiniana, caminhando pelos caminhos do entendimento do humano, demasiado humano.
Conhecendo, pesquisando, escavando, experimentando na pele, filósofos, psicanalistas, físicos, doutores, enfim, bem como gente comum, que graças a bendita ignorância permitem que reproduzam, apenas reproduzam o que está...
mas, muito nos enganamos se não percebermos que o fato de estarmos não sucita algum incomodo...mesmo ao povo comum, pois não é possível ao homem, ou ao ser falante, como diria Lacan, atribuir o significado sem antes conhecê-lo, seja através do mundo das idéias, ou através do delírio do tal inconsciente coletivo, ou seja, não é possível viver sem sentir a dor e a miséria posta, evidente.
Não nossas, talvez não da queda de Adão e Eva no paraíso, mas talvez uma a priori, seculares, vividas e instauradas...Por isso, a cada tempo em que o homem consegue ir além em suas estruturas e linguagens, consegue absorver ainda mais o enfrentamento daquilo que se é de fato, desmascarando a si mesmo, causando naúseas e vertigens, apavoramento e dor. Falta e tédio. Desespero, suicídios, drogas, guerras, Violência.
A que existe a priori no universo, a mesma que nos faz viver. E a vida requer luta e não inércia. Muito menos certezas egoísticas e narcisicas em que impera absolutamente e somente o proprio pensar, posto que. na vida, muito já se provou que fidelidade, amor e benignidade estão atrelados a confiança, a fé e ao amor.
Que bom que entramos numa era franciscana.
Consulte um filósofo regularmente, faz bem a saúde.
Centro de Estudos Reflexivos

Nenhum comentário: