segunda-feira, 15 de abril de 2013

Carta a Crizante

Querido Crizante, de cristal, que reluz.

Como gosto da clareza de tua escrita.

Como entendo sua suplica que também é a minha, como fazer para se fazer algo hoje?

Num momento em que a ilusão mercadológica tapa a boca e impede qualquer reclamação, o homem, sujeito do saber, que não sabe, não investiga que ele próprio permanece nesse sentido, enquanto não deixar de consumir em excesso e de não observar o que se é feito com o próprio dinheiro em impostos e etc.

O homem sujeito hoje trabalha tanto quanto os escravos no seculo 18 ou 19, somos tão cegos e coniventes aos que viveram o holocausto. vemos e enclausuramos o outro, acusamos e nos vingamos, cada vez mais atrocidades surgem nesse nosso cenário.

Sempre conversando com pais, adolescentes ou com os gatos, pergunto-me qual a direção? e chego sempre na direção do amor, da compreensão, do perdão. Mas, isso tudo, com muita atenção, para não parecer somente piegas, também tem isso hoje em dia, nem mesmo nós sabemos ao certo o que são tais conceitos,  normalmente enviezamos para uma linha cristã, católica e encontramos algum conceito dentro de nós que irá julgar e conceituar como qualquer coisa e o que importa é aniquilar esse pensar. O outro sempre está errado e ponto.

Após o advento da psicanálise ou de Nietzsche, Sartre, sabemos que o outro apenas é a revelação de nós mesmos, logo, se o outro me incomoda, sou eu mesmo que me incomodo comigo e não há relação no outro que possa vir a me incomodar, pois o outro é segundo Sartre meu inferno, como cada um cria o inferno que quer, vivemos o momento da indiferença, da ataraxia, da suspensão de juízos da epoché, e de cuidar de si, ainda que seja através de um olhar suspeito, meio que sem saber como olhar, mas, com o início de investigações sérias, sobre si mesmo.

Grande abraço, 

Sua fã, 

Simone Suelene
Filósofa taubateana, indicada para representar o Brasil, no Forum Mundial de Filosofia Socrática em Atenas.
Personal Philosopher e 
Diretora na Centro de Estudos Reflexivos
CNPJ: 14.446.969/0001-03
www.centrodeestudosreflexivos.blogspot.com.br

Nenhum comentário: