sábado, 4 de dezembro de 2010

LUTO E DOR

Desde que me entendo por gente, nunca fui lá muito fã da vida como me foi apresentada, assim posta, toma, aceita, é isso, é sua e acabou, nasceu assim e vai morrer e ponto e tudo por que Deus quis.
Não, na verdade, nunca aceitei essa representação da vida que me ofereciam, sempre pensei nela como algo que deveria haver mais, seria impossível que fosse somente isso, seria, no mínimo, não razoável. Talvez por isso estude há mais de 15 anos sobre o assunto e talvez enlouqueca tal qual Goya ou Nietz.

As vezes, penso que o que não é razoável é pensarmos sobre ela, deveríamos apenas viver. Mas, viver o que?

O que é a vida de fato? pois esse conforto e bem estar que tenho aqui, mais me parece a ilusão de um conformismo em que me encaixo do que vida.
Certamente tenhamos situações de misérias sem dúvidas, desigualdades sociais e corrupções que nem se fala, mas não é essa a questão, estamos falando aqui daquilo que é possível ser dito ou seja, aquilo que faz parte do natural talvez fosse melhor usar algo como "hermético", quero dizer sem influencia do humano, mas a partir dele, algo que é digno de ser  pensado e vivido, talvez para mim, a única função da existencia: entendê-la!

Minha douta ignorância dos princípios budistas do "apenas viva" ..... que por sinal acho nobríssimo e muito respeito ....mas tenho uma vontade profunda de passar o dia a pastar como um burro, ou uma vaca, que se encaixaria melhor no meu perfil, usando uma ponta de humor... creio que vai dar no mesmo, tirando o conforto é claro. Diante disso, acho mais emocionate ir para o Haiti.

Talvez vida fosse a possibilidade de existir a cada instante, (aliás, Deleuze, nietz, e outros, tbm acham, mas o objetivo do texto é um desabafo e não um tratado ou artigo científico) isso mesmo, talvez o que melhor representasse a vida nesse momento para mim seria a guerra massiva, a trincheira, ou aquelas cenas africanas com as crianças esperando os helicopteros com comidas que chegam a nos tirar o ar, isso sim, TALVEZ, seria vida, SE caso eu conseguisse atravessar até o outro lado VIVA, aí sim, poderia se dizer que viveria, que de fato, teríamos um real motivo para viver, chegar vivo do outro lado.

Pois hoje, parece-me que "vida" virou algo mercadológico...sim, pois a vida é....não há como dizer mais sobre isso...a vida é...ok, vamos lá....
é o que????

é o que? é o que vc quiser, o que vc achar conveniente o que for bom, mesmo que seja tirar os filhos de uma mãe e obrigá-la a pagar pensão na justiça só por vaidade ou para demonstrar força ou poder para alguma outra pessoa ver que vc é forte. Mesmo que para isso vc mate ou morra.

Ou ainda, muitos dizem que vivem trabalham o dia todo arduamente, pagam seus inúmeros carnes arduamente, não pensam em outra coisa senão em dinheiro e em como saldar suas contas nos bancos e sair de seus especiais, contam os dias para chegar o dia do pagamento para saber o que poderá fazer para "viver", ah sim, pois há uma relação entre essa vida e a felicidade tem mais essa. E chamam isso de vida e acreditam piamente que vivem ou pior, alguns esperam a aposentadoria para viver, alguns dão sorte, outros não resistem, morrem junto com a aposentadoria.

Parece que viver é sinônimo de felicidade. Onde mesmo????
Lógico que mortal nenhum vai negar que existe para ser feliz e nenhum vai afirmar o contrário.Mas, o que é Felicidade mesmo?

Bom, no meu sonho dessa noite e nas lágrimas que molham minhas roupas agora e dificultam minha escrita FELICIDADE seria ver meu filho chegando e receber um abraço seu, como quando ele fazia da escola, ou ter um embate filosófico com a mais velha sentada no quintal com os gatinhos como fazíamos antes de sermos mutilados, por uma frívola "bola da vez", sim, pois sempre há uma tal como em guerras, sempre há aquelas forças que estão por trás, porque as bases "manipuláveis" sempre são fracas, comandadas sempre pelo DINHEIRO.

Hoje percebo claramente isso, porque parimos, penso que a natureza é tão perfeita que nos faz mães para que não tenhamos que PERDER TEMPO buscando encontrar outras razões para se viver, ou outras coisas para o que se fazer com elas, claro que me refiro aquelas pessoas que estão interessadas na vida, na hermeneutica, e não no pão e no circo.

Pois a experiencia do nascimentos, Àqueles mesmo que sim, dão todo o sentido da vida, que sem necessidade nenhuma de tentar entender, ao nascer quando olhamos aqueles seres ao quais geramos e amamos desde que nos embrenhamos deles não é necessário ir ao Talibã ou ao Haiti ou ver as misérias da vida ou quaisquer outras coisas para se saber que vida é no mínimo ...AMOR....e que no caso egoísticamente da mãe é o mais PURO amor que há.
e o mais difícil de ser desvincilhado também.

Dessa forma, eu gostaria muito de ser uma daquelas  talibanesa, para quem sabe ser alvejada e apedrejada senão talvez estivesse estilhaçada sob pedradas, uma a uma, bem lentamente, o que  sem dúvida, seria muito mais interessante e menos doloroso, e que para mim nesse momento é o que consigo representar a dor que abarca minha alma de mãe ferida.

3 comentários:

Ale Esclapes disse...

Ernerst Becker nos propõe algo muito interessante - a Consciência é um belo presente de grego. Somos o único ser com capacidade de ter consciência do tempo e do espaço. Podemos raciocinar - olha que lindo - podemos construir engenharia e tudo. Mas ao mesmo tempo somos o único animal que tem consciência da dor, da finitude temporal e espacial, que sabe que vai morrer, que chora pelo passado e se angustia com o futuro. Que belo presente de grego. E viva as vacas!

Ale Esclapes
http://www.apsicanalise.com

PS. Por favor, coloque o widget para a gente poder te seguir.

André Bianc disse...

Agora são 01:36 h. Estou exausto de tudo,tenho insônia e cefaléia, mesmo assim tentarei refletir. Obrigado amiga Simone Suelene pela possível reflexão.
Abraços Poéticos.
André Bianc
PS: Na outra encarnação (se houver isso) quero renascer uma bela vaca holandesa. Ale Esclapes tem toda a razão.

Profª Simone Suelene disse...

Agradeço profundamente o carinho.